sábado, 10 de maio de 2008

Doenças causadas pelo lixo

  • Dengue: Causada por um vírus da família Flaviridae que é transmitido através do mosquito Aedes aegypti. Hoje a dengue é considerada um dos principais problemas da saúde no mundo.
  • Tipos de Dengue: No mundo temos quatro tipos de dengue causadas por quatro sorotipos. No Brasil são encontrados os tipos 1, 2 e 3 e o 4 só foi encontrado na Costa Rica.
  • Formas de apresentação: A dengue pode ser apresentada de 4 formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica e Síndrome de Choque. As principais são: Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica.
  • Infecção Inaparente: É a forma assintomática da doença, estima-se que 10-20% das pessoas não ficam doentes.
  • Dengue Clássica: Parece com a gripe e tem início repentino, durando no máximo uma semana, com estes sintomas: Febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dores abdominais e outros. Depois de uma semana a pessoa pode continuar sentido cansaço e indisposição.

  • Dengue Hemorrágica: É a segunda forma mais grave da doença, caracterizada por séries de sangramentos internos. Aprincípio se asemelha com a dengue clássica, mas no terceiro ou quarto dia começa a apresentar hemorragias por contas de rompimento de vasos sanguíneos e orgãos internos. Provoca também hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Se não for tratada com rapidez o doente morre.

  • Síndrome de Choque da Dengue: É a forma mais grave da doença, caracterizada pela perda de pressão arterial. A pessoa infectada apresenta inquietação, palidez, pulsação fraca e perda de sentidos. Há também resistros de várias complicações, como: Alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratório, insufisiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Das alterações neurológicas, temos: Delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, aminésia, paralisias e sinais de menigite. Se não tratado com rapidez mata.
  • Como evitar a doença: Não adianta matar o mosquito então temos que acbar com ele na reprodução e ele se reproduz na água parada e limpa ou seja é só não deixar acumular água parada e limpa que em geral sa acumula em geral nos senguintes lugares:
  • Garrafas;
  • Pneus;
  • Pratos de vasos de plantas e xaxim;
  • Bacias;
  • Copos descartáveis.


Também não se esqueça de tapar:

  • Caixas d'água;
  • Cisternas;
  • Tambores;
  • Poços;
  • Outros depósitodsd de água.
Dicas
  • Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

  • Limpe as calhas e as lajes das casas.

  • Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.

  • Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.

  • Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafaas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.
  • Tétano: Cauasada pelo bacilo Clostridium tetani descoberto em 1885,a contaminação pode ser dar de duas maneiras: ferindo-se com objetos cortantes contaminados ou andando descalço em solo contaminado. Os sintomas se manifestam após 5-10 dias após a infecção, a doença é caracterizada pelos seguintes sintomas: Irritabilidade, cafalea, febre e dificuldade de deglutinação, além de provocar deformações fisionômicas no rosto (riso sardônico), rigidez muscular e ao cher na nuca, projeta a cabeça para trás, no abdomêm causa o chamado abdomêm-tábua, na língua e na faringe deixa quase impossível a ação de engolir. Prevenção é a vacinação que deve ser efetuada em criança de dois a três de idade com intervalos de 30 a 60 dias. Se você tiver sofrido algum corte profundo e acha que esta contaminada use água oxigenada 10 volumes.

  • Leptospirose: Causada pela bactéria Leptospira presente na urina de ratos, geralmente a contaminação se dá no período de enchentes onde a urina se mistura na água, o contágio se dá pelo contato, principalmente se a pessoa tiver algum arranhão ou corte. Os principais sintomas são parecidos com os da gripe: Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e das mucosas, daí o apelido da doença ser amarelão). Nas formas mais graves são nescessários cuidados especiais, inclusíve internações hoptalares. A melhor forma de combate é o diagnóstico precoce e o tratamento é basicamente feito com antibióticos.

  • Febre Tifóide: Causada por pela bactéria Salmonella typhi que se desenvolve no lixo. Apresenta como sintomas: febre constante, alterações intestinais, aumento das víceras, bradicardia relativa, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco do corpo e tosse seca, se não for tratada com urgência leva a uma confusão mental e a morte. o contágio se dá através da ingestão de alimentos ou água contaminados, esta contaminação ocorre através do contato dos alimentos ou água com as fezes humanas contaminadas.

19 comentários:

nubia disse...

essa denge ñ e brincadeira ñ ne?

-=|¢ä¡ö|=- disse...

eeValéu cara isso me ajudou no meu trabalho de ciencias

costumes e rituais índianos. disse...

parebens pelo blog ele é muito interesante!!!!!!!!!!

lucian disse...

MAAAAARAAAAHH!!!!
kkk!
me ajudou cara! que deus te ajude!
eu me enterecei na febre tifoide
e leptospirose!
vlw car abraços!

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ta disse...

UaU me ajudou muito no trabalho bjs valeu

Luciânia disse...

é muito bom esse site mas ele não me ajudou muito o q eu queria !!!!
isso é eu não encontrei o que eu queria saber !!!!!!
beijiiiiiiiiimmmmmmm !!!!!!
obg (obrigado).

Luciânia disse...

obrigado !!!!!! gostei muito em saber destas doenças

camila disse...

Muito obrigada por colocar essas doênças no site me ajudou muito no trabalho de ciências bjs fica com Deus ,Deus que te ajude sempre

Sandy Lopes disse...

Amiiigo muito obrigado pelas informações , me ajudaram mt no meu trabalho de ciencias :D

Ł€NΔ disse...

o assunto tá bom mas tem muito erro na sua caligrafia ... nossa ...

edihy_simplicidade disse...

Obg ... lhe agradeço ... seje sempre assim .. :D obg ...

Cristiane das neves matos disse...

temos que ter muito cuidados com a leptospirose porque ela é uma doença muito grave e pode até matar

nayane_santos93 disse...

É presiso ter muito cuidado com a dengue
ela pode nos prejudica e muito então leiam os inunmciados da dengue etodo mundo de olho aberto

C4P3T1NH4 disse...

[aaaaaaaaaa] Too Seem Palavrãas Bloog Massa me ajudaram mt no meu trabalho de ciencias :D

Reynald Mateus disse...

Rapais você matou o Português

Danielly Mello Almeida disse...

10amei

Keully Karolynne disse...

o blog é muito bom,mais não me ajudou com nada ! Desculpe ! :(

lorena disse...

e site não me ajudou em nada amanhã vou viajar para belem e precisava de saber eu sou medica é o meu primeiro dia amanhã :(